O que é?
SST, também conhecida como Segurança Ocupacional ou Saúde Ocupacional, refere-se a um conjunto de práticas e procedimentos destinados a proteger a integridade física e mental dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. Ela abrange uma ampla gama de áreas, desde a prevenção de acidentes até o controle de riscos, bem como a promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
Finalidade
1. Proteger a Vida e a Saúde dos Trabalhadores
Finalidade de assegurar a proteção e a saúde dos funcionários durante suas atividades de trabalho, levando em consideração as identificações e mitigações de riscos, que podem se tornar futuros causadores de acidentes ou doenças ocupacionais.
2. Cumprir Regulamentações e Normas
Embora haja variações das leis trabalhistas em diversos países, todos possuem normas e regulamentações com a função de garantir a segurança e saúde do
ambiente profissional, evitando as consequências: multas e sanções legais.
3. Melhorar a produtividade
Quando se há um ambiente seguro e saudável, consequentemente terá aumento de produtividade, pois os funcionários estarão dispostos para se dedicarem em seus trabalhos com mais eficácia e confiança, diminuindo a rotatividade e inatividade dos mesmos.
4. Reduzir Custos
A maioria das pessoas estimula a ideia de que o investimento em SST é um gasto adicional, mas na verdade é um auxílio na redução dos custos. Isso é recorrente, por conta da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, consequente da diminuição dos gastos relacionados aos cuidados médicos, afastamentos e compensações trabalhistas. Além disso, evitando a degradação da imagem de reputação das empresas e futuras ações judiciais.
5. Promover a Responsabilidade Social Corporativa
A relação com a Responsabilidade Social Corporativa, no qual quando as empresas estabelecem um compromisso com a segurança e saúde de seus funcionários, acarretam em uma forma positiva dos olhares da sociedade para a empresa. Isso fará com que fortaleça a imagem empresarial, contribuindo para o longo sucesso futuro.
A Segurança e Saúde do Trabalhador não é apenas um requisito legal, mas também um investimento valioso no bem-estar dos funcionários e no sucesso das organizações. Ela desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes, na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e na melhoria da produtividade. Portanto, todas as empresas devem considerar a SST como uma prioridade para proteger seus maiores ativos: seus trabalhadores.